Criar uma Loja Virtual Grátis
A Profissão
A Profissão

Sherlock Holmes

SHERLOCK HOLMES (o maior Detetive Particular do mundo), nunca existiu realmente e muito menos foi advogado. É apenas um personagem de ficção.
Sir Arthur Conan Doyle, foi o criador de Holmes, filho de aristocratas irlandeses, que nasceu em Edimburgo, capital da Escócia, e faleceu na Inglaterra.
Viveu de 1859 - 1930. Foi em seu consultório, à espera de clientes, que Conan Doyle começou a relembrar seu ex-professor de Medicina, o Dr.Joseph Bell famoso cirurgião.
Os escritores, na maioria, buscaram na vida real os modelos para seus heróis, e Doyle foi buscar inspiração nos seus tempos de universitário, na pessoa de seu velho professor.
Em 1887 imaginou pela 1a. vez o personagem que o haveria de torná-lo conhecido em todo o mundo: O Detetive Particular, considerado pioneiro na arte da dedução e que na época ele ainda não havia pensado em um nome para o seu personagem.
Somente depois de dois ou três nomes, Doyle optou pelo nome de origem Anglo-Saxônia - Sherlock, o que significa = "sagaz e astuto".
Foi com esse nome que Holmes se tornou uma lenda e seu nome um símbolo de inteligência, dedicação e persistência.
Sir Arthur Doyle foi uma pessoa de múltiplas facetas: médico, escritor, pugilista, esquiador, campeão de bilhar, corredor de automóvel, inventor do capacete de aço, do salva-vidas, além de ser Detetive Particular nas horas vagas.
O Dr.Bell também era requisitado pela polícia inglesa para descobrir os casos intrigados, pois, nas horas vagas, o seu hobby também era ser Detetive Particular.
O Dr.Bell era um cirurgião elogiado pela rainha Vitória (1820-1910). Assim como Sherlock Holmes foi o tipo mais famoso da ficção policial, baseada na ciência da dedução e de análise, o Dr.Bell foi talvez o mais brilhante mestre da observação, de sua época.
Certa vez, o Dr.Bell estava dando aula, quando um paciente entrou na sala.
O caso parecia simples, mas Bell começou a dar atenção às singularidades do homem.
É claro, meus alunos, que este senhor foi soldado num regimento da alta Escócia e provavelmente da banda de música.
Bell prosseguiu, chamando atenção para o bamboleado do andar do homem, típico do tocador de gaita escocês, e que tivesse sido soldado, teria sido músico.
O homem insistiu: não passava de um sapateiro e nunca estivera no exército.
Bell mandou dois de seus alunos tirarem a camisa do homem.
Abaixo do peito havia uma letra "D" de cor azul na pele - desertara do exército e fora marcado com um "D". Acabou confessando que tocara na banda do regimento escocês na guerra da Criméia.
Os alunos comentavam, espantados! - "Mas, Dr. Bell, o senhor parece o Sherlock Holmes".


A vida de VIDOCQ

Foi, até 35 anos, uma série tumultuada de aventuras.
Filho de um padeiro foi soldado, marinheiro, penitenciário (por ter espancado um oficial que lhe seduzira a namorada).
1.809 - As ruas de Paris eram campo de operações para as bordas de criminosos, pois as guerras de Napoleão afrouxaram os limites da sociedade, a onda de crimes atingiria Paris, seu ponto culminante. .
O momento apresentara-se maduro para o aparecimento de um homem esperto - Eugene François Vidocq.
Passou na prisão, anos ao lado dos mais terríveis criminosos.
Conseguiu, em 1799, levar a efeito sua terceira fuga da prisão aparentemente a última e que, durante 10 anos, passou a viver em Paris como negociante de roupas usadas.
Durante todos esses anos, entretanto, seus antigos companheiros da prisão viviam ameaçando denunciá-lo, e Vidocq, tomou uma decisão: dirigiu-se a PREFECTURE DE POLICE e ofereceu-se para transmitir-lhes o conhecimento que, durante todo aquele tempo, sabia...
Tudo que pedia em paga era que o libertassem da ameaça de prisão que pairava sobre a sua cabeça. Para dissimular o papel que devia exercer, providenciaram contra ele, um mandado de prisão simulado. Vidocq instalou uma espécie de quartel general num edifício de Petit Rue Saint-Anne.
Ele próprio escolheu os auxiliares. A princípio empregou 4, depois 12 e, mais tarde, 20 antigos condenados, os quais remunerava usando uma verba secreta.
Num único ano, ele e seus auxiliares prenderam 812 assaltantes e trapaceiros em geral e limparam os covis de criminosos nos quais, até então, inspetor algum ousara entrar.
Em pouco tempo a agência de Vidocq passou a chamar-se Sûrete(Segurança). Vidocq colocava regularmente seus homens na prisão, por meio de mandados simulados, e tirava-os dali depois, também por meio de mandados frios.
Obtinha deste modo, uma inesgotável fonte de informações. Vidocq exonerou-se do cargo em 1833, porque o novo prefeito de polícia, Henri Gisquet, não quis mais permitir que a força policial de Paris fosse formada por antigos condenados. Assim, Vidocq tornou-se negociante, escritor e fornecedor de idéias para grandes romancistas.
Cercado de admiração e de respeito embora consciente de ser desprezado por enorme multidão de inimigos.

A vida de PINKERTON

É um nome muito conhecido no mundo inteiro, principalmente nos Estados Unidos. Está ligado a uma agência de investigações particulares, da qual ele foi o fundador.
Em 1842, lá em Dundee, arredores de Chicago, ALLAN PINKERTON resolveu estabelecer-se como tanoeiro (aquele que faz ou conserta pipas, barris, tinas etc...). Ninguém teria predito tal futuro para o filho de um policial. Trabalhou nesse ofício até que um caso o conduziu aos trabalhos de detetive.
Descobriu pelos restos de uma fogueira, numa ilha, o paradeiro de um bando de criminosos que estavam sendo procurados.
"Da noite para o dia, ganhou fama de grande detetive, reconhecendo sua oportunidade foi para Chicago e fundou a Agência Nacional de Detetives Pinkerton, onde seu lema era um olho bem aberto, e sob ele, a legenda -" "Nunca dormimos".
Em poucos anos os Pinkertons, tornou-se a maior agência de detetives do continente Norte-americano. A famosa "PNDA". PINKERTON'S NATIONAL DETECTIVE AGENCY". Aumentou mais ainda a fama da agência quando, Allan Pinkerton, indo no encalço de um bando de moedeiros falsos no inverno de ano de 1861, descobriu uma conspiração contra o presidente Lincoln.
Sua agência realizou trabalhos de espionagem para a união.
Em meados de 1870, os Pinkerton's destruíram o poder de uma das maiores e mais cruel sociedades secretas da Pensilvânia. A Molly Aguirres, que criavam conflitos nas regiões das minas de carvão.
Um dos melhores homens de Pinkerton tornou-se membro dela, permanecendo três anos, em constante perigo de vida - pois a morte era o castigo da traição - e, por fim, apareceu.
Os primeiros Detetives Particulares no mundo a utilizarem a fotografia para seus fins foram, provavelmente, os Norte-americanos.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.0/5 (22 votos)

ONLINE
1





Partilhe esta Página